terça-feira, 26 de março de 2024

Torralba d’en Salort - Espanha

A Espanha tem 50 locais inscritos na lista do património Mundial da UNESCO e tenho postais de 49 desses locais. No mês passado, Jordi enviou-me este postal de Torralba d'en Salort, um dos assentamentos pré-históricos mais bonitos e mais bem preservados de Menorca. É também um dos maiores e mais completos. Este é um dos Sítios Pré-históricos da Menorca Talayótica, classificados como Património Mundial no ano passado.
 
Foto: Ricardo Pla
As principais características deste sítio são dois talaiots, o recinto da taula, uma sala hipostila, algumas grutas escavadas no solo e restos de outras construções utilizadas como habitação.  
A taula e o seu recinto estão entre os maiores e mais bonitos da ilha. O edifício data dos séculos IV-III a.C. e foi usado para adoração até o século II d.C. É construído em forma de ferradura com áreas internas separadas. O T da taula consiste em dois enormes blocos de pedra, um vertical e outro horizontal com quase 4 metros de altura.  
Vários trabalhos de escavação realizados no local revelaram restos de um incêndio, ânforas de vinho e evidências de que cabritos e cordeiros foram mortos e comidos ritualmente. Outros achados incluem objetos rituais como um altar, uma imagem em terracota da deusa púnica Tanit, a figura de bronze de um touro e cascos de bronze pertencentes à figura de um cavalo. Estes itens estão expostos no Museu de Menorca e fornecem as evidências mais convincentes para apoiar a noção de que o recinto da taula era um local de culto. O assentamento teve seu apogeu durante a época da expansão comercial púnica, por volta do século I a.C.

Sem comentários: