domingo, 10 de março de 2024

SG-422641

Não é o máximo quando encontram na caixa do correio um postal de um local ou país fora do habitual? Há dias recebi este postal oficial de Singapura que na verdade é do Mianmar. É apenas o meu segundo postal deste país. 
O postal mostra um pagode em Yangon, a capital do país. Este não é apenas um pagode, é um símbolo de Mianmar, conhecido por conservar cabelo de Buda juntamente com outras relíquias sagradas. 
Para além de ser o meu 2º postal do Mianmar, acabei de descobrir que o Pagode Shwedagon está na lista de tentativas da UNESCO, o que o torna ainda mais interessante.
 
SG-422641, enviado pela Kylie.
Localizado no norte de Yangon, o Pagode Shwedagon está localizado no ponto mais alto de Yangon e pode ser visto de muitos lugares da cidade, dia e noite. É uma das atrações turísticas mais interessantes de Yangon.  
Segundo alguns, o pagode tem 2.600 anos, o que faz de Shwedagon o pagode mais antigo do mundo. 
A cúpula principal banhada a ouro é encimada por uma estupa contendo mais de 7.000 diamantes, rubis, topázios e safiras, toda a mistura vertiginosa compensada por uma enorme esmeralda posicionada para refletir os últimos raios do sol poente. Não é de admirar que o Shwedagon seja referido no país como "A coroa da Birmânia". 
Sendo o santuário mais venerado de Mianmar, sempre foi hábito que famílias e seguidores do Buda fizessem a peregrinação ao Shwedagon da mesma forma como os muçulmanos se sentem compelidos a visitar a Kaaba em Meca pelo menos uma vez na vida.  
Tal é o poder do Shwedagon que os habitantes de Mianmar consideram-no indestrutível. Apesar de um grande terremoto em 1769, de vários terremotos mais pequenos no século XX e de um grande incêndio em 1931, ainda permanece imponente no topo da colina. 

Sem comentários: