sábado, 23 de março de 2024

PT RR - Grupo Surpresa de Fevereiro 24

 No único postzinho de hoje, temos postais de Viseu, Chamusca e São Paulo, enviados pelo Eric, pelo Rui e pelo Pedro. 
 
Quando recebo estes postais mais antigos, fico sempre com curiosidade de saber de que ano serão as fotos. Aqueles carros são bem antigos mas não arrisco um ano.
Quem conhece Viseu facilmente reconhece esta praça. A Praça D. Duarte situa-se no centro histórico, ao lado da ala sul do Sé Catedral. Esta praça tem o nome do Rei D. Duarte, que nasceu em Viseu em 1391 e cuja estátua foi construída em 1955.
Rodeada por edifícios do século XVIII e XIX, a Praça D. Duarte foi o principal centro da cidade até o final do século XIX.
 
Nunca estive na Chamusca, não lhe associo nenhuma imagem e a única coisa que me vem à cabeça ao pensar na vila é o grupo de forcados. Não estou enganada, há lá mesmo um grupo de forcados amadores que nada tem a ver com este postal.
Esta estátua representa uma família camponesa a trabalhar, erguida em homenagem aos agricultores do concelho.
 
Não associo nenhuma imagem à Chamusca mas a São Paulo associo muitas, incluindo parecidas com estas.
A cidade de São Paulo é conhecida por ter alguns dos prédios mais altos do Brasil. No município, existem cerca de  10 mil edifícios altos, com altura acima de 35 metros. Desse total, mais de 150 são considerados arranha-céus, com altura acima de 100 metros e há 16 acima de 150 metros. É quarta cidade com maior número de edifícios e uma das com mais arranha-céus no mundo.
Quando estive em São Paulo vi uma vista parecida do alto do Edifício Martineli. Tem 105 metros de altura e entre 1934 e 1947 foi o segundo arranha-céus do Brasil. 


Sem comentários: