terça-feira, 26 de março de 2024

Curral das Freiras

Há um mês estava na Madeira e um dos locais que visitei foi o Curral das Freiras, um local onde já tinha estado a primeira vez que visitei a ilha, em 2010. Desta vez fiz mais do que apreciar as vistas desde o miradouro da Eira do Serrado, fiz uma pequena caminhada de 2, 3 km's até Curral das Freiras.  Este trilho era um dos principais acessos à povoação até à chegada do primeiro acesso rodoviário em 1959.
 
Fotografia: Ilídio Gonçalves
Com uma localização sem par, num vale profundo similar a uma cratera de vulcão, a freguesia de Curral das Freiras é uma das localidades mais pitorescas da ilha da Madeira. A sua envolvência é marcada pela presença imponente dos picos montanhosos que resguardam a vila.
O nome da localidade deve-se às freiras do Convento de Santa Clara que, em 1566, encontraram aqui o refúgio ideal para se esconderem aquando das investidas dos piratas ao Funchal: Curral das Freiras é um dos poucos locais da ilha que, estando escondido entre as montanhas, não é visível do mar. - in: https://visitmadeira.com

Sem comentários: