terça-feira, 26 de março de 2024

Veneza - Itália

Veneza é certamente das cidades mais conhecidas de visitadas, não só de Itália mas também de todo o mundo. 
O Grande Canal  é o maior e mais importante canal de Veneza e forma a maior via aquática de tráfego da cidade. Com cerca de 3.8 kms, tem seu "início" na laguna perto da estação de comboios de Santa Lucia, fazendo uma curva em forma de "S" pelos bairros centrais, os sestieri, e termina junto à Basílica de Santa Maria della Salute. As margens do Grande Canal estão alinhadas com mais de 170 edifícios, a maioria dos quais datam do século XIII ao XVIII. 
Um desses edifícios, em destaque nestes postais, é a Basílica de Santa Maria della Salute. O 1º destes postais é um oficial, recebido há poucos dias, o 2º foi enviado pela Anne em 2018 e o último foi enviado em 2009 pela Irene. 
 
DE-13872773, enviado pelo Kolja.
A Basílica de Santa Maria della Salute é um dos edifícios mais conhecidos de Veneza. A sua cúpula pode ser vista de muitos pontos da cidade.

© FLORENTIA MINOR S. N. C. - Fiesole (FI)
A basílica foi construída para celebrar o fim da peste que eliminou um terço da população da cidade. A sua construção começou em 1631 e terminou em 1687, 56 anos depois do seu início.
O arquitecto de la Salute foi o Baldassare Longhena, que faleceu 5 anos antes da construção da basílica terminar.

A Basílica de Santa Maria della Salute possui uma planta octogonal com pequenas capelas em cada um dos seus lados. Embora a decoração interior seja escassa, nela é possível apreciar as pinturas de Tiziano e Tintoretto. O quadro mais importante está no interior da sacristia, trata-se das “Bodas de Cana”, de Tintoretto.
No dia 21 de Novembro celebra-se a festa da Madonna della Salute, uma das festas mais participativas de Veneza. - in: https://www.tudosobreveneza.com/santa-maria-della-salute

Sem comentários: