sexta-feira, 15 de março de 2024

Canal Rideau - Canadá

Depois de cascatas americanas, agora tenho um canal canadiano. 
O Canal Rideau é um canal que atravessa a cidade de Ottawa, no Ontário, Canadá.
É um ponto turístico importante da cidade, com percursos pedestres, ruas arborizadas e parques nas proximidades. É Património Mundial desde 2007.
O Canal tem 202 kms de extensão e liga as cidades de Ottawa e Kingston. Foi construído entre 1826 e 1832, com objetivos militares e comerciais, pois queriam um um sistema de transporte seguro, via fluvial, de pessoas e equipamentos entre as cidades por onde passa. 

 Photo: R. Edgar
CA-1433165, enviado pela Georgie.
No verão (aproximadamente 17°C em Ottawa) torna-se navegável, mas por ser relativamente estreito, o canal é utilizado primariamente para turismo. É navegável entre maio e setembro, que é o período mais quente.
 
Devido à neve, o canal fica congelado até sete metros de profundidade, impossibilitando a navegação de barcos. Com o gelo, o canal é utilizado como uma imensa pista de patinagem no gelo, a maior do mundo. É também usado para praticar hóquei no gelo. O período de patinagem vai de dezembro até o início de março, depois de março o gelo começa a derreter gradualmente, diminuindo a espessura do gelo, iniciando o período de navegação.

Sem comentários: