terça-feira, 19 de março de 2024

Monthly Fav. Surprise RR - Janeiro 24

Já perdi a conta aos anos em que participo neste RR. Houve algumas interrupções, é certo, mas os postais vindos deste RR têm sido uma constante na minha caixa do correio há vários anos.

 
A Minna deve ter querido enviar-me um moinho mas só encontrou parte de um. Situa-se no museu ao ar livre de Ruovesi. Neste museu podem visitar-se alguns edifícios agrícolas do século XVIII.
 
Para além de um postal bonito, a Lynn escolheu também uns belos selos. 
O Vale de Jiuzhaigou, ou Parque Nacional de Jiuzhaigou, está localizado no norte da província de Sichuan. É conhecido como “a mais bela paisagem aquática da China”, “Terra dos Contos de Fadas”, “Paraíso dos Fotógrafos”, e é Património Mundial da Humanidade. Quem já o visitou confirma que todos estes nomes e títulos são merecidos e correspondem à realidade.  
 A água é a alma de Jiuzhaigou. Mais de 108 lagos, 3 grupos de cascatas são o maior destaque de Jiuzhaigou.
 
Mais um postal da China, da cidade de Nanjing, enviado pela Yifan.
O rio Qin Huai, um braço do grande Yangtze, tem 110 quilómetros de extensão e passa pela área urbana de Nanjing. Sendo o maior rio na área ao redor de Nanjing, o rio Qin Huai é chamado de "força vital" da cidade.

Leo Seidel
A Katja contribuiu para a minha colecção de arte urbana com este postal de Berlin.
Dois dos grafitis mais conhecidos na Cuvrystrasse  são estes dois murais do artista de rua italiano BLU. Em 2007, BLU criou duas figuras brancas que tentam olhar por baixo da máscara uma da outra; em 2008, ele adicionou uma figura sem cabeça usando relógios acorrentados nos pulsos. Ambos recordam a comercialização incipiente e as dificuldades da Berlim coalescente do período pós-Muro. 
A área de aproximadamente 12 mil metros quadrados fazia parte de um polémico projeto de construção e objeto de repetidos embates políticos urbanos. As instalações foram entretanto utilizadas como espaço habitacional temporário e depois desocupadas em 2014 após um incêndio. 
Em protesto contra a política de desenvolvimento urbano de Berlim, e temendo a cooptação da sua arte pelo futuro proprietário do imóvel, o BLU mandou pintar o mural de preto em dezembro de 2014. Em janeiro de 2017, começaram as obras de construção de um complexo de escritórios no local.

Sem comentários: