terça-feira, 12 de novembro de 2019

PR RR - Grupo 138 * Surpresa de Setembro

Depois de 2 meses de pausa, o grupo surpresa do RR tuga regressou em Setembro. No meu caso regressou com apenas 3 postais, o 4º perdeu-se pelo caminho. 

Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Já quis ir a Viana do Alentejo algumas vezes muito por culpa da bonita igreja do Santuário de Nossa Senhora de Aires. 
O santuário em estilo barroco foi construído entre 1743 e 1804, segundo o projeto do Padre João Baptista, no local onde existia uma anterior ermida quinhentista. Na portada, uma inscrição em latim relata que após a expulsão dos mouros destas terras, um lavrador arava o campo quando encontrou dentro de um pote de barro a imagem que se vê no altar. O edifício tem uma planta de cruz latina, composta por uma única nave, com cobertura em abóbada de berço. No interior, destaca-se o altar de talha em estilo rococó.
Fazem parte do santuário também a fonte de Nossa Senhora d’Aires, situada no Terreiro dos Peregrinos e casas de romeiros. - in: https://www.visitportugal.com/pt
O postal foi enviado pelo Paulo que andou por estes lados nas férias ao fazer a EN2 com a família. 

© Fernando Mascarenhas
Sabes que és viciada em postais quando vais a um casamento e acabas a comprar postais. Foi basicamente isso que se passou com a Ana. Foi a um casamento numa igreja ao lado do Palácio Fronteira e aproveitou para comprar alguns postais. 
Este palácio ainda é habitado pelos descendentes dos marqueses que o inauguraram em 1675. As visitas ao interior são por isso guiadas, mas também é possível visitar apenas o magnífico jardim. Passa-se pela biblioteca, pela capela e por salas cobertas de azulejos históricos portugueses e holandeses, incluindo painéis que reconstituem a Guerra da Restauração. 
O jardim é outra galeria de azulejos e considerado um dos mais ricos exemplos de azulejaria do mundo. Expõe também os bustos de todos os reis portugueses até ao século XIX. Quase tudo tem uma forte simbologia, com fontes e estátuas fazendo referência às artes e à mitologia. Cacos do serviço de louça Ming usado para servir o rei durante a inauguração do palácio, e que, segundo a tradição, não podiam voltar a ser utilizados, ornamentam uma fonte. - in: https://www.lisbonlux.com

verlag johannes oefner
O Óscar viu e viu muito bem que já tenho carradas de postais de Speyer, principalmente da catedral, decidiu por isso enviar-me um outro da cidade com os banhos judaicos que são candidatos a Património Mundial. 
Entre 1084 e 1349, uma rica vida comunitária judaica desenrolou-se em Speyer. As testemunhas de pedra deste passado são as ruínas da sinagoga e o banho ritual.
O banho ritual judaico, chamado mikveh, foi mencionado pela primeira vez em 1126 e permaneceu quase completamente inalterado ao longo dos séculos. É a instalação mais antiga desse tipo na Europa central e, portanto, tem um significado histórico-cultural especial.
O poço de banho está localizado a 30 metros abaixo do solo. Aqui, os judeus realizaram a limpeza religiosa prescrita pela Lei mosaica, imergindo-se em água fria "natural.
O mikveh é decorado com uma rica ornamentação românica que foi colorida na Idade Média. 
A instalação agora está protegida por uma estrutura de vidro. 

Sem comentários: