segunda-feira, 4 de novembro de 2019

150 anos dos postais

O mês passado foi mês de festa para aqueles que gostam de postais. No passado dia 1 de Outubro os postais celebraram 150 anos e como não podia deixar de ser, tal acontecimento mereceu especial atenção por parte dos postcrossers. Realizaram-se vários encontros em vários locais do mundo, criaram-se postais alusivos a tão especial aniversário, realizaram-se exposições e palestras, carimbos especiais, enfim... várias iniciativas para celebrar estes pedaços de papel que tanta alegria nos dão. 
Estes que aqui coloco foram enviados pela Maria do Céu, pela Vanesa e pela Paula. 

A pergunta que se impõe, como e quando surgiu o postal? Na página dos 150 anos dos postais podemos encontrar algumas datas relevantes para a história do postal. 

Concept by postcardbazaar © 2019
É difícil rastrear as origens dos postais porque não foram simplesmente inventados - em vez disso, eles evoluíram. Sua história está inevitavelmente ligada ao desenvolvimento do serviço postal, mas também às inovações em impressão e fotografia. 

Na Áustria-Hungria, o Dr. Emanuel Herrmann (professor de Economia em Viena) escreveu um artigo na Neue Freie Presse, apontando que o tempo e o esforço envolvidos na redacção de uma carta eram desproporcionais ao tamanho da mensagem enviada. Ele sugeriu que um método mais prático e mais barato fosse implementado para comunicações mais curtas e eficientes.

As suas recomendações impressionaram o Correio da Áustria, que as colocou em prática a 1º de Outubro de 1869, resultando no Corresponddenz-Karte, um retângulo castanho-claro de 8,5x12cm com espaço para o endereço na frente e espaço para uma mensagem curta no verso. O cartão-postal exibia um selo 2 Kreuzer impresso no canto superior direito, custando metade do preço de uma carta normal.
Et voilá, assim nasceu o postal ツ

Sem comentários: