terça-feira, 12 de novembro de 2019

Portugal x Mundo RR - Grupo S31 * Castelos

Já há algum tempo que andava para participar no RR do Tiago e finalmente decidi-me a isso. Para a minha primeira participação escolhi um grupo dedicado aos castelos. Correu meu, chegaram dois castelos novos e uma memória. 

Foto - Gestaltung * Matthias Kunz
O Uwe enviou um postal muito de acordo com esta altura do ano. 
O castelo medieval de Kriebstein, mencionado pela primeira vez no século XIV, está situado no estado alemão da Saxónia, bem no centro do triângulo entre as cidades de Dresden-Chemnitz-Leipzig e é um destino popular.

fot: Dariusz Krokowiak
O Martin fez-me lembrar da minha viagem à Polónia em 2012 com este postal do castelo Olsztyn. Visitei  este castelo no caminho de Cracóvia para Varsóvia. Nesse dia também visitamos o Mosteiro Jasna Góra em Częstochowa.
O castelo, localizado numa colina, entre rochas calcárias, faz parte do Trilho dos Ninhos das Águias. Pertencia a um sistema de fortificações, construído pelo rei Casimiro III, o Grande, para proteger a Pequena Polónia ocidental dos checos, aos quais a Silésia pertencia naquele tempo. 
 O castelo foi invadido várias vezes pelos príncipes da Silésia no século XV e, com o avanço da guerra, as suas fortificações tornaram-se obsoletas. Em 1655, foi capturado pelos suecos e, desde então, tornou-se uma ruína. Em 1722, foi parcialmente demolido e os tijolos foram usados para construir uma igreja paroquial em Olsztyn. Actualmente, existem apenas alguns fragmentos das muralhas defensivas. A parte mais impressionante ainda em pé do castelo é uma torre redonda de 35 metros, construída no século XIII, que serviu como prisão.

Quando vi que havia uma americana neste grupo pensei cá para os meus botões que tipo de castelo iria ela enviar. Na verdade, a Kristin nem enviou um postal americano, enviou um de Inglaterra. 
O castelo de Rochester é conhecido como um dos melhores e mais bem preservados exemplos da arquitetura normanda na Inglaterra.
Foi construído pelo bispo de Rochester por volta de 1090, no ângulo da muralha romana da cidade. As torres quadradas foram adicionadas pelo arcebispo William de Corbell em 1127.
No século XVII, o castelo foi deixado ao abandono, tinha sido incendiado e o local foi usado como uma pedreira local para materiais de construção. 
Em 1870, os terrenos do castelo foram alugados para a cidade de Rochester, que os transformou num parque público e, no século XX, a responsabilidade por esta imponente estrutura antiga foi assumida pelo património inglês.
Hoje, juntamente com a catedral, o castelo é um lembrete orgulhoso da história que rodeia a cidade velha de Rochester. 

Sem comentários: