domingo, 17 de novembro de 2019

Vacas suiças

Em 2014 quando conheci o Óscar e a sua família, ao falarmos de postais, disse-lhe que gostava de postais com vacas. Pouco tempo depois recebi os primeiros postais de vacas suiças. Passados 5 anos está de regresso a Portugal e o último postal que me enviou da Suiça foi, claro está, com mais uma vaquita. 
Que tudo vos corra bem neste regresso a casa e aguardo o próximo encontro ;)

A Suiça é a terra do queijo e do chocolate, por isso não admira que as vacas sejam uma parte importante da economia local. No total, existem na Suiça cerca de 1.590.000 vacas, ou seja, uma vaca por cada cinco habitantes. 

 Foto: A. Brazerol
Não é nada mau ser uma vaca na Suiça. Os seus donos recebem subsídios do estado para investir nos estábulos. Os mais modernos são bastante iluminados, grandes, acolhedores e por vezes até têm aquecimento. Aposto que muitos deles são melhores que muitas casas. 

Photo: Juliette Repond
A vida destas vacas é tão boa que até fazem férias. Todos os verões, depois da neve derreter, cerca de 500.000 vacas são transportadas para as montanhas. 
No fim do verão descem a montanha e celebra-se o “Alpabzug”. Para esta celebração os agricultores vestem os seus trajes tradicionais e as vacas são enfeitadas com chapéus de flores e belos sinos ao pescoço. 

1 comentário:

dannyozzy disse...

Mortinho por passar um fim-de-semana fora estou eu! ;)