quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vacas suiças

Há poucas semanas conheci o Óscar, um postcrosser tuga a viver na Suiça. Passei um dia excelente com ele e a sua família em Aveiro! E de que é que falam dois postcrossers? De postais claro. Falámos do que gostamos e não gostamos e eu disse que gostava de vacas. Assim, na 1ª oportunidade que teve para me voltar a enviar postais, enviou-me estes dois postais com vacas suiças. 

 Foto: A. Brazerol
A Suiça é a terra do queijo e do chocolate, por isso não admira que as vacas sejam uma parte importante da economia local. No total, existem na Suiça cerca de 1.590.000 vacas, ou seja, uma vaca por cada cinco habitantes. 
Não é nada mau ser uma vaca na Suiça. Os seus donos recebem subsídios do estado para investir nos estábulos. Os mais modernos são bastante iluminados, grandes, acolhedores e por vezes até têm aquecimento. Aposto que muitos deles são melhores que muitas casas. 

Photo: Juliette Repond
A vida destas vacas é tão boa que até fazem férias. Todos os verões, depois da neve derreter, cerca de 500.000 vacas são transportadas para as montanhas. 
No fim do verão descem a montanha e celebra-se o “Alpabzug”. Para esta celebração os agricultores vestem os seus trajes tradicionais e as vacas são enfeitadas com chapéus de flores e belos sinos ao pescoço. 

Sem comentários: