sábado, 2 de novembro de 2019

Palácio de Khan - Azerbaijão

A sessão deste ano do Comité do Património Mundial da UNESCO foi realizada em Baku, Azerbaijão e o país viu o Palácio de Sheki Khan ser classificado. Este é o terceiro local histórico do Azerbaijão a entrar para esta lista UNESCO.
Eu já tinha um outro postal de um local UNESCO do país mas este, graças à Olga, é o meu primeiro postal escrito e enviado de lá.

Na encruzilhada da Europa e da Ásia, banhada pelo Mar Cáspio e pelas montanhas do Cáucaso, Sheki era uma importante via na Rota da Seda, a antiga rede de rotas comerciais que ligava o leste e o oeste.
No século XIX, a cidade, no caminho da Rota da Seda através do noroeste do Azerbaijão, era um centro internacional para a produção de seda.
Hoje, é uma das cidades mais pitorescas do Azerbaijão, repleta de ruas de paralelepípedos e arquitectura medieval: um refúgio bucólico e fresco do sul mais árido.

O Palácio de Khan foi construído em 1762 por Huseyn khan e fica sombreado por enormes árvores de chinar dentro da fortaleza do khan, no topo desta encantadora cidade da Rota da Seda. As janelas do palácio são exemplos impressionantes da arte antiga de 'shebeke' - treliças de madeira cheias de vitrais e juntas sem cola nem pregos! 

Sem comentários: