sábado, 16 de novembro de 2019

Palácio Nacional de Mafra

Já são 17 os locais portugueses que integram a lista da UNESCO. O Palácio de Mafra e o Santuário do Bom Jesus em Braga foram classificados no passado mês de Julho como Património Mundial. No Bom Jesus de Braga já tinha estado várias vezes mas aquando desta inscrição, nunca tinha visitado o Palácio de Mafra. Calhou que o local escolhido para o encontro português dos 150 anos do postal fosse Mafra e felizmente consegui ir. Lá encontrei, entre outros, a Vitória que me enviou em 2012 a propósito do lançamento da série de selos Palácios de Portugal, sendo o Palácio de Mafra um dos representados. 

Foto: Paula Ribeiro * Postcrossing logo is a registered trademark
Esta maravilha barroca é um monumento à riqueza e à extravagância do reinado de D. João V. É um edifício construído em 1717, quando o rei parecia não saber o que fazer à fortuna nos cofres reais depois da descoberta de ouro no Brasil. A ideia era construir nos arredores de Lisboa um palácio colossal com um convento ainda mais grandioso que o Escorial de Madrid. Duas décadas e 45 mil operários depois, ficou finalmente concluído, apresentando 880 salas e 300 aposentos para monges. A construção do monumento é contada em "Memorial do Convento", o clássico romance do Nobel José Saramago. 

Paulo Renato da Silva

A cúpula é uma das maiores do mundo, apesar de não o parecer, pois o seu tamanho é diminuído pela escala do resto do edifício. Também extraordinários são os dois carrilhões da magnífica basílica, datados de 1730, com 114 sinos (57 cada), considerados os maiores do mundo. 
Numa visita ao interior do monumento passa-se também pela impressionante biblioteca rococó com cerca de 40.000 livros, pelos apartamentos reais, e pela basílica coberta de mármore e com o seu conjunto de seis órgãos únicos no mundo. - in: https://www.lisbonlux.com/sintra/palacio-de-mafra.html

Sem comentários: