segunda-feira, 13 de junho de 2022

Bordéus - França

A minha última vez em França foi há quase 9 anos e estava na altura de voltar. O voo já está reservado e pago para Bordéus. Na verdade nunca tinha pensado lá ir, há outros lugares na França onde quero ir mas depois de excluir os lugares onde eu e a minha amiga já estivemos e ver várias opções e preços de voos, escolhemos Bordéus. É em Outubro que vou visitar esta cidade situada no sudoeste da França e que é Património Mundial da Humanidade desde 2007.
Aos postais do Óscar e da Nancy, junto agora o da Cathy que depois de lhe ter dito que vou a Bordéus, me deu uma lista de locais a visitar na cidade e arredores.

Editions RENE * Photo: Drouot
Bordéus possui um conjunto urbanístico e arquitectónico excepcional criado durante o Iluminismo, cujos valores perduraram até à primeira metade do século XX. 
Bordéus é, depois de Paris, a cidade francesa com mais monumentos históricos protegidos, 347, para além de uma área protegida de 150 hectares e 3 igrejas anteriormente incluídas como Património Mundial da UNESCO.
As ruas atrás de edifícios magníficos do século XVIII ao longo do cais reflectem a longa história da cidade.

É no Bairro de la Bastide, classificado como Património Mundial, que podemos andar na Ponte de Pedra e atravessar para o outro lado do rio Garonne. 
A ponte tem quase 500 metros de comprimento. Foi construída a pedido de Napoleão Bonaparte em 1822.
 
Photo: © Olivier Anger
FR-1516598, enviado pela Cathy.
Atravessando a Ponte de Pedra podemos ter esta vista não só da ponte mas também da da Basílica de St. Michel e da Porta Bourgogne. 

1 comentário:

dannyozzy disse...

O dinheiro é que não estica se não faria ainda mais paragens e desvios maiores! Ainda assim acho que aproveito bem a estrada :)