sexta-feira, 5 de maio de 2017

Igreja de Stª Mª do Castelo - Tavira

Como disse antes, a semana passada estive de férias e andei pelo Algarve. Tavira foi precisamente onde comecei a minha descoberta do sul do país. Foi lá que tive um mini encontro postcrossing, quer dizer, não foi assim tão mini, éramos 5 viciados em postais, eu, o Tiago, o Paulo, a Ana e a Celina e ainda uma amiga da Celina. Como em qualquer encontro que se preze, também neste houve postais para assinar e como é óbvio, enviei um para mim. Decidi enviar uma vista da Igreja de Santa Maria do Castelo ao qual junto aqui um outro que a Ninocas me enviou há 2 anos. 

© Edição Vistal * Foto © Art & Concept: Gustav A. Wittich
Construída na segunda metade do séc. XIII, no local onde antes se situava a mesquita de Tavira, a igreja de Santa Maria do Castelo foi originalmente um edifício de estilo gótico, como comprova o portal ogival, mas sofreu estragos consideráveis aquando do terramoto de 1755, pelo que foi necessário proceder à sua reconstrução.
O projecto ficou a cargo do arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri, que teve a preocupação de manter a estrutura original da igreja – três naves e quatro tramos –, tendo aproveitado a cabeceira e algumas capelas laterais, caso da Capela do Evangelho, de estilo gótico, e da Capela do Senhor dos Passos, de estilo manuelino mas revestida com azulejos do séc. XVII.

Foto © ART & CONCEPT: Gustav A. Wittich
Nas paredes laterais da capela-mor observam-se duas inscrições medievais que assinalam a presença do túmulo de D. Paio Peres Correia e dos seis cavaleiros que morreram na reconquista cristã de Tavira.
A igreja matriz de Santa Maria do Castelo é monumento nacional e está aberta. - in: http://blog.turismodoalgarve.pt/2012/08/igreja-matriz-de-santa-maria-do-castelo.html

Sem comentários: