terça-feira, 28 de junho de 2022

Monthly Fav. Surprise RR * Fevereiro 22

Bem sei que Fevereiro já ficou bem lá para trás mas estive à espera que um destes postais chegasse e agora sim, já os recebi todos e já os posso mostrar.
 
 
Parece que a Ella demorou um bocadito a enviar os seus postais mas no meu caso valeu a pena esperar. Enviou-me um postal que estava nos meus favoritos, de uma das minhas cidades favoritas, Tallinn. 
Estas duas torres cobertas de hera na entrada da Rua Viru costumam ser o primeiro vislumbre que os visitantes têm da Cidade Velha. As torres são, na verdade, apenas os antecessores do que era um sistema de portões muito mais complexo construído no século XIV. Incluía uma grande torre quadrada que ficava ao longo da rua, perto de onde a muralha da cidade pode ser vista. A maior parte do portão foi derrubada na década de 1880 para dar espaço ao tráfego, mas essas duas torres permaneceram e desde então tornaram-se um símbolo da cidade.

 
Gosto sempre de receber postais de castelos que ainda não tenho na colecção e da Suécia tenho muito poucos. Obrigado Veronica. 
 A história deste lendário castelo tem cerca de 800 anos. Durante muito tempo, o Castelo de Kalmar foi uma importante fortificação e era conhecido como a chave do reino por causa da sua localização estratégica.  
O castelo de Kalmar ganhou o seu aspecto atual durante o século XVI, quando os reis Vasa Gustav, Erik XIV e Johan III reconstruíram o castelo medieval e o transformaram num palácio renascentista, mobilado e decorado à moda continental.
Em 1397 o castelo desempenhadou um papel importante na política nórdica, foi o local da assinatura da União de Kalmar. Este evento foi comemorado durante todo o ano de 1997, o 600º aniversário da união.
 

 © WERBEVERLAG R.
 
Já tenho alguns postais do Palácio de Herrenchiemsee e se não me engano, a Marei até já me enviou pelo menos outro postal dele.
O Herrenchiemsee é um monumento à admiração de Ludwig pelo rei Luís XIV da França. O palácio foi moldado em 'W' com alas flanqueando o edifício central. Apenas 16 dos 70 quartos estavam no piso térreo. Embora devesse ter sido equivalente ao Palácio de Versalhes, apenas a parte central foi construída antes da morte do rei e a construção foi interrompida com 50 dos 70 quartos ainda incompletos. Nunca foi concebido para ser uma réplica perfeitamente exata do palácio real francês. Como Versalhes, o Salão dos Espelhos tem 17 arcos, o Salão da Paz e o Salão da Guerra têm de cada lado seis janelas cada. Os nichos das janelas em Herrenchiemsee são ligeiramente mais largos do que os de Versalhes, tornando sua fachada central alguns metros mais larga. A sala de jantar possui uma mesa de elevador e o maior lustre de porcelana Meissen do mundo. Tecnologicamente, o edifício também se beneficia de quase dois séculos de progresso. O palácio original de Versalhes não tinha casas de banho, água e aquecimento central, enquanto o Herrenchiemsee tem tudo isso, incluindo uma grande banheira aquecida.
 
 
© artwork studios * www.tushita.com

Quase que dá vontade de não colocar este postal aqui porque não tem nada a ver com os outros três mas a Karina quis enviar um postal de street art e ele aqui está. Quanto à arte em si, não descobri grande coisa mas fiquei a saber o que é o ACTA e por que foi importante pará-lo.
O Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA) era um tratado multilateral com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para aplicação de direitos de propriedade intelectual. O acordo visava estabelecer uma estrutura legal internacional para combater produtos falsificados, medicamentos genéricos e violação de direitos autorais na Internet. 
Organizações que representam cidadãos e interesses não governamentais argumentaram que o ACTA poderia infringir direitos fundamentais, incluindo liberdade de expressão e privacidade. O ACTA também foi criticado pelos Médicos Sem Fronteiras por colocar em risco o acesso a medicamentos nos países em desenvolvimento. A natureza das negociações foi criticada como secreta e excluiu organizações não governamentais, países em desenvolvimento e o público em geral do processo de negociação do acordo e foi descrito como lavagem de políticas por críticos, incluindo a Electronic Frontier Foundation e a Entertainment Consumers Association. 
A assinatura da UE e de muitos de seus estados membros resultou em protestos generalizados em toda a Europa. Em 4 de julho de 2012, o Parlamento Europeu recusou a sua aprovação, rejeitando-a efetivamente. 

Sem comentários: