segunda-feira, 13 de junho de 2022

Albufeira da Barragem da Caniçada

Há muitos, muitos anos, 2004, fui pela primeira vez ao Gerês e acampei algures na Barragem da Caniçada. Umas semanas depois voltei ao Gerês mas acampei noutro local. 
Este postal até podia ser desse ano mas não, tem aspecto de ter mais uns anitos. Foi enviado pelo Rui que o comprou numa feira em Sétubal.  

A Barragem da Caniçada é um dos locais mais conhecidos e um dos principais pontos de entrada do Gerês e está localizada na bacia hidrográfica do Rio Cavado, entre os concelhos de Terras de Bouro e Vieira do Minho, Norte de Portugal.
 Com o objectivo de produção de energia eléctrica, esta infraestrutura foi inaugurada em 1955, no quadro do plano de aproveitamentos hidroeléctricos em todo o país. É uma barragem em arco em betão com uma altura de 76 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 246 m.
Para os peregrinos de São Bentinho da Porta Aberta, este é um local de passagem obrigatória, nas famosas Pontes de Rio Caldo. De facto, é uma sensação única chegar a este enorme manto de água durante o raiar do sol.
Além das diversas atividades de lazer ligadas aos desportos náuticos, esta zona permite aos seus visitantes desfrutar da paisagem de grande beleza nas diversas esplanadas situadas ao longo da albufeira. - in: https://www.descobrirogeres.com

Sem comentários: