quarta-feira, 1 de junho de 2022

Locais UNESCO do Cazaquistão

Nas últimas semanas chegaram alguns postais de novos locais UNESCO, alguns deles de países de onde é raro receber postais, como é o caso do Cazaquistão. Já tinha um postal de um dos 5 locais classificados no país, com os postais da troca com o Adil, passo a ter 3 e num futuro próximo serão 5. 
Os Petroglifos da Paisagem Arqueológica de Tanbaly foram inscritos na lista do Património Mundial em 2004 e as Montanhas Ocidentes de Tien-Shen em 2016. 
No postal das montanhas Tien-Shen, o Adil usou um selo do Postcrossing.

 
Photos: 2021 «Qazaqstan 30» 
Ao longo da Garganta de Tanbaly Gorge existe uma concentração notável de cerca de 5.000 petróglifos (gravuras rupestres) que datam da segunda metade do segundo milénio a. C. até o início do século XX. Distribuídos em 48 conjuntos com assentamentos e cemitérios associados, são testemunhos da criação, organização social e rituais dos povos pastoris. Os assentamentos humanos no local mostram a ocupação ao longo dos tempos. 
Um grande número de túmulos antigos também pode ser encontrado, incluindo recintos de pedra com caixas e cistas (meio e final da Idade do Bronze) e montes (kurgans) de pedra e terra (início da Idade do Ferro até oo presente). O cânion central contém a mais densa concentração de gravuras e o que se acredita serem altares, sugerindo que esses locais eram usados para oferendas de sacrifício.

 
Photos: 2021 «Qazaqstan 30» 

Dos campos de flores silvestres em altitudes mais baixas aos dramáticos picos escarpados da neve do inverno, as Montanhas Ocidentais de Tien-Shan do Cazaquistão, são algumas das regiões biologicamente mais diversificadas e prósperas do mundo. 
Três áreas protegidas compõem o Patrimônio Mundial - Reserva Natural Karatau, Reserva Natural Aksu-Zhabagly e Parque Nacional Sairam-Ugam. Juntos, eles oferecem um refúgio para espécies endêmicas raras e ameaçadas de extinção. Foi também aqui que alguns dos primeiros frutos foram domesticados séculos atrás antes de se espalharem pelo mundo nas rotas comerciais da Grande Rota da Seda.

Sem comentários: