quarta-feira, 22 de junho de 2022

Blaenau Ffestiniog - País de Gales

Esta cidade com nome estranho em Gales, já foi um centro de mineração de ardósia. Atingiu uma população de 12.000 no auge do desenvolvimento da indústria de ardósia, mas caiu com o declínio da procura por esta rocha. Agora depende muito de turistas, atraídos pela Ferrovia Ffestiniog e as Cavernas de Ardósia Llechwedd. As minas, pedreiras e a Ferrovia para Porthmadog, estão classificadas como Património Mundial da UNESCO desde o ano passado. Podemos encontrar este local na lista com o nome Indústria da Ardósia em Gales.
Este é um local novo na minha colecção, graças ao Adam. 

 
© Dave Newbould
A indústria e paisagem de ardósia do noroeste do País de Gales ilustra a transformação que a extração industrial da ardósia e a mineração provocaram no ambiente rural tradicional das montanhas e vales do maciço de Snowdon. 
O território, que se estende do cume da montanha ao litoral, apresentava oportunidades e constrangimentos que foram aproveitados e desafiados pelos processos industriais de grande escala levados a cabo por proprietários de terras e investidores de capital, que transformaram a paisagem agrícola num centro industrial de produção de ardósia durante o período Revolução Industrial (1780-1914). 
A propriedade compreende seis componentes, cada um abrangendo pedreiras e minas relíquias, sítios arqueológicos relacionados ao processamento industrial de ardósia, assentamentos históricos, jardins históricos e grandes casas de campo, portos e cais, e sistemas ferroviários e rodoviários que ilustram o funcionamento e as ligações sociais da paisagem industrial da ardósia. 
A propriedade foi internacionalmente significativa não apenas para a exportação de ardósias, mas também para a exportação de tecnologia e trabalhadores qualificados desde a década de 1780 até o início do século XX. Desempenhou um papel de liderança no campo e constituiu um modelo para outras pedreiras de ardósia em diferentes partes do mundo. Oferece um importante e notável exemplo de intercâmbio de materiais, tecnologia e valores humanos. 

Sem comentários: