quinta-feira, 2 de junho de 2022

Ilhas Chelbacheb (Rock) - Palau

Por falar em postais de países pouco comuns, e por pouco comuns quero dizer, países de onde é difícil arranjar postais, tenho este do Palau. Confesso que tive de ir ao google maps ver onde é que se situa. Fica no Oceano Pacífico, entre os mares das Filipinas a oeste e norte, Indonésia e Papua-Nova Guiné a sul e Estados Federados da Micronésia a leste e nordeste. 
Como se não bastasse ser um postal de um país novo, é também de um novo local UNESCO, aliás, foi por isso que fiz a troca com a Maureen. 
Este conjunto de ilhotas são as Ilhas Chelbacheb, em inglês e na lista do Patrmónio Mundial estão como Rock Islands, e estão classificadas desde 2012. 

Este local com cerca de 100.200 hectares compreende 445 ilhotas calcárias de origem vulcânica, totalmente desabitadas, que em muitos casos têm a forma de cogumelos e estão cercadas por lagoas de águas azul-turquesa e recifes de coral. A beleza do local é reforçada pela existência de um complexo sistema de recifes com 385 espécies diferentes de corais e diferentes tipos de habitat, que abrigam uma grande variedade de plantas, aves e animais marinhos como dugongos e pelo menos 13 espécies de tubarões. Este local contém a maior concentração de lagos marinhos do mundo, ou seja, massas de água do mar separadas do oceano por barreiras terrestres. Característicos destas ilhas, estes lagos são o substrato de um elevado nível de endemismo que pode abrir caminho à descoberta de novas espécies.

Sem comentários: