segunda-feira, 13 de junho de 2022

Citânia de Briteiros

Se forem para os lados de Guimarães, fica aqui uma sugestão de um possível local a visitar. Não que eu alguma vez lá tenha ido mas parece um sítio bem interessante para ser visitar, que o diga o filho do Óscar, que gostou bastante de lá ir.
O segundo destes postais foi enviado pelo Óscar e o outro pelo Emanuel. 

"A citânia de Briteiros está situada no alto do monte de São Romão, no concelho de Guimarães, apresenta características da cultura celta, remonta à Idade do Ferro e deve ter sido habitada até ao século III.

À semelhança dos castros do noroeste da Península Ibérica, é uma povoação fortificada, defendida, neste caso, com três linhas de muralhas, que apontam para uma altura de cerca de cinco metros e dois metros de largura.

 

Apesar de apresentar evidências da presença romana, este povoado tem a sua maior importância pelas características da cultura anterior à romanização, como é o caso do um balneário, com câmaras para tomarem banhos de vapor e para banhos de água fria.

Outras características desta cultura são o traçado das muralhas, ou a planta circular das casas, mas no Museu da Cultura Castreja, podem ser apreciados artefactos em ouro, com decorações muito elaboradas, trabalhos em pedra e instrumentos usados em diversas actividades." - in: http://www.guiadacidade.pt/portugal/poi/15839/03/citania-de-briteiros

Sem comentários: