sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Unescos da Índia + 1 candidato

Como tinha dito, para a troca unesco com o Claus, escolhi postais da Índia. Escolhi o Forte Vermelho, o Forte de Agra e Jantar Mantar, só que o Jantar Mantar ainda não é unesco, está na lista de candidatos a Património Mundial. A troca era de 5 postais mais o Claus enviou 6, sendo o de Jantar Mantar um extra :)

"O Forte vermelho é um grande exemplo da arquitectura indiana. Um viajante do século XVII referiu-se a ele como uma maravilha superior às prometidas no paraíso. As pedras vermelhas usadas nas paredes deste monumental conjunto arquitectónico indiano não são as mais preciosas, mas influenciaram directamente seu nome. Localizado na região hoje conhecida como Velha Deli, foi construído no século XVII. Na época, o soberano era Shah Jahan, o construtor do Taj Mahal. Após a morte da esposa, o rei decidiu transferir de lugar a capital do reino, até então sediada em Agra. Não poupou esforços nem recursos na tarefa de criar a cidade real. Palácios adornados de ouro, prato, e pedras preciosas, ladeados por jardins das mil e uma noites, ganharam vida a partir dos desenhos dos arquitectos reais. As riquezas e parte da construção, entretanto, não resistiram aos saques e à deterioração. Ainda assim, o muito que restou do Forte vermelho ainda permite vislumbrar a opulência daqueles tempos remotos." - in: wikipédia
Este forte é classificado como Património Mundial desde 2007.

O Forte de Agra é um Patrmónio Mundial desde 1983. Localiza-se em Agra a 2,5km noroeste de seu monumento irmão mais famoso, o Taj Mahal. O forte pode ser mais precisamente descrito como uma cidade-palácio fortificada.

É o mais importante forte na Índia. Grandes imperadores mogols viveram aqui. Era deste forte que eles governavam o país. Continha o maior tesouro estatal e menta. Ele foi visitado por embaixadores estrangeiros, viajantes e os mais altos dignitários que participaram na elaboração da história da Índia.

Inicialmente escolhi este postal porque ao ler Jantar Mantar lembrei-me que esse era um dos locais indianos incluídos na lista da Unesco este ano. No entanto, o Jantar Mantar incluído foi o de Jaipur e não este de Nova Deli, este está na lista de candidatos. Este pode ser um investimento no futuro, se o de Jaipur já é unesco pode ser que este também venha a ser.
O Jantar Mantar de Nova Deli consiste em 13 instrumentos de arquitectura astronómica, construídos pelo Marajá Jai Singh de Jaipur a partir de 1724. É um dos cinco observatórios construídos por ele, a quem foi dada a tarefa de rever o calendário e as tabelas astronómicas.
O objectivo primário deste observatório era compilar tabelas astronómicas e prever os movimentos do sol, da lua e dos planetas.

Sem comentários: