quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mosteiro de Visoki Decani - Kosovo

Ontem quando cheguei a casa não estava à espera de uma surpresa tão boa. À minha espera estava um grande envelope surpresa enviado pela Ana da Macedónia com 2 postais unesco novos para a minha colecção. De vez enquando já me faz umas surpresas. Desta vez enviou este postal do Kosovo e outro do Montenegro.
É daquelas situações em que apetece dar pulinhos de alegria. Não é para menos. Não estou a ver como iria conseguir estes postais destes países raros no mundo dos postais, se não fosse esta ajuda.
 
O Mosteiro de Visoki Decani é um mosteiro cristão ortodoxo situado na aldeia de Dechani no Kosovo.
Foi estabelecido em 1327 pelo rei sérvio Stefan Uros III Decanski. Quando morreu foi enterrado no mosteiro e daí por diante tornou-se num santuário popular.
A igreja monástica dedicada à ascenção de Cristo distingue-se pelo seu tamanho imponente e pela arquitectura românica e gótica.
Em 2004, a Unesco classificou o mosteiro como Património Mundial, incluído no sítio "Monumentos Medievais do Kosovo", citando os seus frescos como um dos mais valiosos exemplos da pintura bizantina e um valioso documento da vida no século XIV. Em 2006, foi incluído na lista de Património em Perigo devidos a eventuais ataques de grupos étnicos albaneses; está protegido pelas forças KFOR das Nações Unidas.

Sem comentários: