sábado, 21 de agosto de 2010

Rio de Janeiro - Brasil

Esta semana foi a semana dos postais surpresa. Para além dos postais unesco da Ana, recebi também uns postais de umas meninas cá de Portugal e estes do Mauro, de Água Branca, no estado do Piauí, Brasil.
Os postais não são do Piauí mas sim da cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, como se pode perceber logo de imediato no 1º postal.



A Baía de Guanabara localiza-se no Rio de Janeiro e é "a segunda maior baía, em extensão, do litoral brasileiro, com uma área de aproximadamente 380 km².
As profundidades médias na baía são de 3 metros na área do fundo, 8,3 metros na altura da Ponte Rio-Niterói e de 17 metros no canal de entrada da barra. Na área do fundo, onde deságuam a maior parte dos rios, o acúmulo de sedimentos constituiu manguezais, envoltos pela vegetação própria da Mata Atlântica.

"A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, no Brasil e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói.
A obra teve início, simbolicamente, em 9 de novembro de 1968, com a presença da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II e de Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, ao lado do ministro Mário Andreazza. As obras tiveram início em janeiro de 1969.
A ligação rodoviária foi entregue em 4 de março de 1974, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto, e com previsão de um volume diário de 4.868 camiões, 1.795 autocarros e 9.202 automóveis, totalizando 15.865 veículos. Actualmente é considerada a maior ponte, em concreto protendido, do hemisfério sul e actualmente é a sexta maior ponte do mundo. No ano em que foi concluída, era a segunda maior ponte do mundo, perdendo apenas para a Causeway do lago Pontchartrain nos EUA. Ela continuou no posto de segunda maior ponte do mundo até 1985 quando foi concluída a Ponte Penang na Malásia." - in: wikipédia

Sem comentários: