domingo, 8 de agosto de 2010

St. Kilda - Escócia

Embora este postal tenha sido enviado da Suiça, trata-se de um postal de um novo local unesco situado na Escócia, mais propriamente St. Kilda. O postal foi enviado pela Doris "theswissmiss".
No postal pode ver-se a ilha de Boreray, uma ilha inabitada no arquipélago de St. Kilda.

"O arquipélago de St Kilda, no Atlântico Norte perto das Hébridas, fica no limite exterior das Ilhas Britânicas. O arquipélago pertence na sua totalidade ao National Trust for Scotland. O sítio Património Mundial de St Kilda cobre uma área terrestre de 8 km2, para um total de 225 km² incluindo ambiente marinho.
A única povoação em St Kilda localizava-se em Hirta e chamava-se Village Bay.
St Kilda tem sido habitada de forma contínua desde tempos pré-históricos, mas a população diminuiu devido à emigração para os EUA e Austrália. As doenças também tiveram o seu papel: entre 1830 e 1843 a moratlidade infantil elevou-se a 80% por tétano devido a negligência das parteiras, e um grande surto de gripe em 1913. A 29 de Agosto de 1930, os últimos 36 habitantes foram evacuados, a seu pedido, para a parte escocesa da Grã-Bretanha.
Hoje em dia não existem habitantes permanentes, mas Hirta encontra-se ocupada durante todo o ano por funcionários da base militar (praticamente todos civis), e por cientistas que investigam a população selvagem de Ovelhas de Soay.
O arquipélago constitui território de nidificação para muitas espécies de aves marinhas como o ganso-patola (a maior colónia do mundo), o Papagaio-do-mar e o Painho-de-cauda-forcada. A pequena ilha de Dun possui a maior colónia de Fulmares das ilhas Britânicas. Para além disso, existe uma subespécie de Carriça endémica de St Kilda." - in: wikipédia

Sem comentários: