segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Unescos da Hungria

Para além do postal da Eslováquia, este foram os postais da Hungria que a Joanna também me enviou, Abadia de Pannonhalma e Grutas Cársicas de Aggtelek e da Eslováquia.

A Abadia de Pannonhalma na Hungria foi construída em 996 e está classificada como Património Mundial desde 1996. Para a Unesco, esta abadia, mostra de uma maneira excepcional a estrutura e a organização de um mosteiro cristão em constante evolução ao longo dos séculos.
Actualmente, alberga uma escola, um liceu para 350 estudantes em regime de internato, um lar de idosos, uma biblioteca e um escola superior de teologia. Cerca de 50 monges também ainda lá vivem.
"Aggtelek é famosa por ser o maior sistema de cavernas da Europa Central e um conhecido destino turístico. Situam-se entre a Eslováquia e a Hungria, sendo as principais cavernas de baradla, com cerca de 25 km de extensão em território húngaro, e a de Domica, com cerca de 5,6 km, na Eslováquia.
A variedade de formações e o facto de serem concentradas numa área restrita significa que as 712 grutas até agora identificadas formam uma zona temperada típica dos sistemas cársicos. Mostram uma raríssima combinação de efeitos climatológicos tropicais e glaciais, tornando possível a observação e estudo da história geológica de um período de dezenas de milhões de anos.
O karst foi formado no período Triássico de pedra calcária e a formação do sistema de cavernas se deu há aproximadamente dois milhões de anos. Há também várias evidências de que as cavernas de Baradla foram usadas pelo homem do Neolítico como habitação e que, com instrumentos de iluminação mais aperfeiçoados, foi possível que ainda neste período o homem tenha percorrido o interior das cavernas.
Em 1985 foi criado o Parque Nacional de Aggtelek, e em 1995 o sistema de grutas foi declarado Património Mundial pela Unesco." - in: wikipédia

Sem comentários: