segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cidade Universitária de Caracas

Com este postal tenho 2 motivos para estar contente, pois trata-se de um postal unesco novo e é de um país também novo na colecção, Venezuela. O postal foi enviado pelo Jorge "hector_alejandro".
O edifício do postal é a Escola de Engenharia Sanitária.


"A Cidade Universitária de Caracas é o campus principal da Universidade Central da Venezuela. Foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco wm 2000. Está localizada na Paróquia São Pedro do Município Libertador de Caracas.
A Cidade Universitária é considerada uma peça mestre da arquitectura contemporânea e do planeamento urbano. Converteu-se no único campus universitário desenhado por apenas um arquitecto no século XX no mundo.
É um exemplo excepcional do movimento moderno de arquitetcura inspirado na Bauhaus. Agrupa uma grande quantidade de edifícios funcionais organizados num conjunto limpo inter-relacionado e enriquecido com peças mestres de arquitetura moderna e de outras artes plásticas, no que se havia dado em chamar a "Sínteses das Artes Maiores", que encontra sua máxima expressão na Aula Magna, com seus nuvens acústicas de Alexander Calder, no Estádio Olímpico com suas enormes estatuas alegóricas ao desporte e na Praça Coberta com seus muros e esculturas de artistas da dimensão de Jean Arp, Fernand Léger, Victor Vasarely e Mateo Manaure.
Construída segundo o projecto do arquitecto venezuelano Carlos Raúl Villanueva, entre 1940 e 1960 nos terrenos da Fazenda Ibarra, propriedade doada pelo Libertador Simón Bolívar para a antiga Real e Pontifícia Universidade de Caracas.
A Cidade Universitária foi inaugurada parcialmente em 2 de março de 1954 durante a ditadura do Tenente Coronel Marcos Pérez Jiménez e é considerada uma das grandes criações da arquitectura mundial do século XX." - in: wikipédia

Sem comentários: