sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Unescos da França

Esta semana recebi 5 postais unesco de locais novos. 2 deles são estes da França enviados pelo Patrick, Cidade Episcopal de Albi e Grutas Decoradas do Vale do Vézère.


Albi é uma cidade francesa do departamento do Tarn na região de Midi-Pyrénées, do sudoeste da França.
Albi é um dos 2 novos locais Unesco franceses, incluídos na lista de Património Mundial há apenas algumas semanas.
"A Catedral de Albi é a mais importante construção religiosa da cidade de Albi.
A presente construção foi precedida por outras, sendo a primeira construção datada do século IV e destruída por um incêndio no ano 666. A segunda é datada de 920 e tinha o nome de Santa Cecília, que se mantém até hoje. Foi reformada no século XIII, sendo refeita em pedra.
A igreja góticas que se vê hoje foi construída entre 1282 3 1480." - in: wikipédia

"Lascaux é um complexo de cavernas ao sudoeste da França, famoso pela suas pinturas rupestres.

A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, etc., permite pensar tratar-se de um santuário. As investigações levadas a cabo durante os últimos decénios permitem situar a cronologia das pinturas no final do Solutrense e princípio do Madalenense, ou seja, 17.000 anos AP. Todavia, certos indícios, tanto temáticos como gráficos levam a pensar que algumas das figuras podem ser mais recentes, sendo tal hipótese, confirmada por datações com Carbono 14, em cerca de 15.500 anos AP.

A caverna foi classificada entre os Monumentos históricos da França desde o mesmo ano da sua descoberta, a 27 de Dezembro de 1940.

Em Outubro de 1979 foi incluída no Património Mundial da Unesco, com outros sítios e grutas ornamentadas do vale do Vézère." - in: wikipédia

Sem comentários: