quarta-feira, 18 de março de 2009

Ravenna - Itália

Chegou mais um unesco novo, este é de Ravenna na Itália e foi enviado pela Katja "maggiolino". Esta é a Basílica de San Vitale.

"A Basílica de San Vitale é o monumento mais famoso de Ravenna e um dos exemplos mais importantes de Arte Bizantina (e arquitectura) na Europa ocidental. A Basílica é uma das oito construções de Ravena consideradas Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
A Basílica começou a ser construída em 525, sob ordem do bispo Eclésio, ainda no reinado do ostrogodo Teodorico o Grande e foi concluída por Maximiniano em 548, durante o Exarcado de Ravenna, já há sete anos sob domínio bizantino.
A igreja tem um plano octogonal. Combina elementos de arquitectura romana (cúpula, forma dos vãos das portas) com elementos Bizantinos (apse poligonal, capitais, tijolos estreitos). Contudo, a Basílica é mais famosa por sua riqueza de mosaicos bizantinos, os maiores e mais bem preservados fora de Constantinopla. A Basílica é de extrema importância para a arte bizantina, visto que é a única grande igreja do período do Imperador Justiniano que sobreviveu virtualmente intacta até hoje." - in:
wikipédia

Sem comentários: