segunda-feira, 30 de março de 2009

Jardim de Pedras - Japão

Na passada sexta-feira recebi mais um postal da Elisabete "moonwoolf". Depois de a ter tagado há dias, desta vez ofereceu-se para me enviar mais um postal unesco.
Este é o Jardim de Pedras do Templo Ryōan-ji em Quioto. Este templo é um dos monumentos históricos de Quioto declarados Património da Humanidade pela Unesco desde 1994.

"Um jardim de pedras japonês ou jardim Zen é uma campo raso de areia contendo areia, cascalho, pedras e muitas vezes relva ou outros elementos naturais. Os principais elementos de um karesansui são pedras e areia, com o mar simbolizado não por água, mas por areia revolvida em desenhos que sugerem ondulações na água.
Este jardim do Templo Ryōan-ji foi construído no estilo karesansui e mede 30 metros na direção leste-oeste e dez metros na direção norte-sul. Não há árvores, apenas 15 rochas de formatos irregulares e tamanhos variáveis, algumas das quais, circundadas por musgos, e organizadas num leito de cascalho branco revolvido diariamente.
As pedras de vários tamanhos estão organizadas sobre pequenos seixos brancos e divididas em cinco grupos constituídos de cinco, dois, três, dois e três pedras. As 15 pedras existentes no jardim estão espalhadas de maneira que os visitantes só possam ver 14 delas por vez a partir de qualquer ângulo em que se olhe. De acordo com a lenda, apenas quando alguém obtém iluminação espiritual, como resultado de uma meditação Zen profunda, consegue ver a última pedra com seu olho do meio." - in:
wikipédia

Sem comentários: