quinta-feira, 26 de março de 2009

Postais portugueses

É sempre bom receber postais portugueses e hoje recebi 2.
Este foi enviado pelo Joaquim "kosta28" que viu a minha wishlist portuguesa e se ofereceu para enviar o farol de Leça da Palmeira.

"O Farol de Leça, também conhecido como Farol da Boa Nova é um farol português que fica localizado em Leça da Palmeira. Torre cónica branca, em cimento armado, com faixas estreita pretas e edifícios anexos. Lanterna pintada de vermelho e varandim de serviço.
Segundo maior farol do país, situa-se entre as barras dos rios Ave e Douro, a cerca de um quilómetro e meio a Norte da foz do rio Leça onde está implantado o Porto de Leixões.
Entrou em funcionamento em 15 de Dezembro de 1926, em substituição do farolim da Boa Nova que existiu entre 1916 e 1926.
O farol situa-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar, e tem uma altura de 46 metros." - in:
wikipédia

Este é mais um prémio por ter ganho o concurso de fotografia e foi enviado pelo Tiago "MaFiAs".
"Também conhecida por Casa de Brás de Albuquerque, a Casa dos Bicos é um dos edifícios emblemáticos da capital Portuguesa, não só pelo curioso nome, mas também pela sua originalidade, revestida de pedra aparelhada em forma de ponta de diamante. A Casa, situada no Campo das Cebolas, a Oeste do Terreiro do Paço, foi construída por D. Brás de Albuquerque em 1523, após ter regressado de uma viagem a Itália, onde terá visto pela primeira vez o Palácio dos Diamantes de Ferrara e o Palácio Bevilácqua em Bolonha. O grande terramoto de 1755 destruíu muito da casa, tanto no interior como no exterior. A Casa dos Bicos serviu várias funções, entre elas a de sede da importante Associação do Comércio Marítimo da Índia. Na década de 60 do século XX é adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa, que procedeu a trabalhos de reconstrução e restauro, e já na década de 80, reergue os dois andares que tinham caído aquando o grande Terramoto, recorrendo para tal a um interessante painel de azulejos da Ribeira Velha, patente no Museu da Cidade, que retrata a Casa no seu projecto inicial.A Casa dos Bicos apresenta, pois, um estilo arquitectónico muito próprio, marcadamente inspirado no Renascentismo Italiano, com uma distribuição irregular das janelas e das portas, todas de dimensões e formatos distintos. No seu interior encontra-se parte do espólio arqueológico descoberto durante as obras de restauro, incluindo quatro tanques de salga romanos, parte da Cerca Moura, parte de uma torre medieval e um troço de pavimento mudéjar." - in: http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?lg=pt&G=monumentos.ver&artid=15433&distritoid=11

Sem comentários: