domingo, 1 de março de 2009

Cão da Serra da Estrela

Após quase uma semana de ausência, estou de volta. Isto deveu-se principalmente à falta de postais na caixa de correio, esta semana que passou, recebi apenas 4. Espero receber alguma coisa amanhã.
Na segunda-feira passada fui até à Serra da Estrela, não comprei qualquer postal, por isso a actualização de hoje é feita com postais comprados noutras idas à Serra. Desta vez não temos neve ou montanha mas outro dos símbolos da Serra, o Cão da Serra da Estrela.
Nunca tive cães mas se algum dia puder ter, o Serra da Estrela, será uma das opções. Gosto de cães grandes e o Serra distingue-se pela sua corpolência mas apesar dos seus 65 a 72 cm de altura e cerca de 50 kg de peso, é considerado um cão dócil.
"No dia a dia com os seus donos é um cão extremamente afável e dedicado.Tem um carácter especial para lidar com crianças, de quem com facilidade ganha a simpatia pela forma carinhosa com que as aborda. Tudo isto contrasta com a agressividade disuasora com que enfrenta presumíveis inimigos ou intrusos indesejáveis naquilo que é o seu território.

O Serra da Estrela tem o seu solar da raça na região da Serra da Estrela. Nesta região agreste de montanha foi, desde tempos imemoriais, utilizado pelos povos que a povoaram, como companheiro fiel, de guarda dos rebanhos e haveres. Os Romanos descreveram-no como "Fiel, Belo e Feroz".
É uma das raças de cães de montanha da Europa menos conhecida. Os seus possuidores usam-nos hoje como dedicados animais de companhia. É um cão que necessita de espaço livre e dificilmente se adapta a ambientes fechados. Para além disso, continua ainda hoje a cumprir a sua função de guardião de rebanhos na serra que lhe deu o nome." - in:
http://profviseu.com/pessoal/SEIA/CAOSERRA.HTM

1 comentário:

Patricia disse...

Uma boa raça... mais meiga e protectora. Parabens pelo blog.
http://aminhavida-patricia.blogspot.com/