quinta-feira, 7 de setembro de 2023

PT RR - Grupo Surpresa de Agosto

Habitualmente participo neste RR enviando 3 postais e em troca recebo outros 3. Aqui só estão 2, enviados pela Ana Cláudia e pelo Tiago mas a Nídia também me enviou um, que eu já tinha. Em Junho de 2019 já o Paulo me tinha enviado um postal com um moinho na Nazaré.
 
Jaca é uma pequena cidade da província espanhola de Huesca  e é conhecida como a capital dos Pirenéus Aragoneses. É um centro turístico que atrai visitantes graças ao seu património histórico, ao Caminho de Santiago e aos desportos de inverno.

Photo by: François Kollar
Esta é uma foto de um mineiro e a sua lâmpada, numa mina em Saint-Etienne, França, no ano de 1931. A lâmpada não servia apenas para iluminar, servia também para detetar a presença de metano que em contacto com o oxigénio, em ambientes fechados, pode formar uma mistura explosiva que detona facilmente na presença de chamas ou centelhas, e constituía um grande perigo na mineração de carvão. 
Estas lâmpadas de segurança, nas quais a chama era protegida por uma tela metálica, serviam como indicador da presença da mistura explosiva, pois neste caso a chama mudava de aspecto. A tela metálica, dissipava o calor da chama de forma a que os gases do lado de fora não atingiam a temperatura necessária à ignição, que ficava impossibilitada.

Sem comentários: