sábado, 16 de setembro de 2023

Igrejas da Moldávia - Roménia

O que não falta na Roménia são igrejas bonitas. Estas encontram-se no nordeste do país, na região da Moldávia. São apenas 2 das 8 igrejas que estão classificadas como Património Mundial desde 1993. 

Estas oito igrejas, construídas entre finais do século XV e finais do século XVI, com as paredes exteriores cobertas de frescos, são obras-primas inspiradas na arte bizantina. Longe de serem meras decorações murais, as pinturas formam um revestimento sistemático em todas as fachadas e representam ciclos completos de temas religiosos. A sua composição excepcional, a elegância dos personagens e a harmonia das cores combinam perfeitamente com a paisagem circundante.
 

Fundado em 1530, o Mosteiro Humor é bastante pequeno, fisicamente, mas ocupa grande importância entre os tesouros de Bucovina com uma variedade de frescos que datam de 1535, incluindo um que ilustra o Retorno do Filho Pródigo e outro com uma representação “bem-humorada” do diabo como mulher. O mosteiro foi fechado em 1786 e só voltou a ser aberto em 1990. Apesar de ter sido um dos primeiros a ser pintado com frescos, os anos em que esteve fechado, fizeram com que seja o mais bem preservado.
A igreja, encimada por telhado de telha em forma de cruz, não tem campanário, o que indica que foi construída por um oficial da corte e não por um príncipe. Os tons predominantes dos frescos são o castanho avermelhado com alguns azuis e verdes. Uma coleção extremamente valiosa de ícones do século XVI está exposta no mosteiro.
 
 
Photo: © Marius Vasiliu
 Construído em 1487 e dedicado à Santa Cruz, o mosteiro de Pătrăuţi é o mais antigo local religioso fundado por Estevão, o Grande. Pinturas murais, que datam por volta de 1550, ainda pode ser admiradas na fachada oeste. Em 1775, logo após Bucovina ter sido anexada ao Império Habsburgo, o mosteiro foi transformado numa igreja paroquial. Hoje em dia, do complexo original monástico, apenas restam a igreja e a torre de sino de madeira.

Sem comentários: