segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Ponta Delgada - São Miguel

Hoje podia muito bem ser o dia dos postais dos Açores. Depois do mapa do Faial, agora tenho vistas da Praça Gonçalo Velho em Ponta Delgada, São Miguel. 
Todos estes postais já têm uns aninhos. O primeiro foi enviado em 2001 pela Paula, com quem eu troquei cartas durante alguns anos; o segundo foi enviado pelo Zé no final de 2014 e a Cristina enviou o das Portas da Cidade em 2011.

 © Maurício de Abreu

Espaço que foi conquistado ao mar nos finais dos anos de 1940 para construir-se a atual praça.
Este lugar serviu como entrada para a cidade pelo mar. No centro da praça está o monumento a Gonçalo Velho Cabral,  1º. Capitão do Donatário da Ilha de São Miguel e Santa Maria. 
 
 
Edifícios de estilo tradicional encontrado em ambos os lados da Praça servem de sede à Capitania de Porto.  
O piso está coberto de calçada portuguesa entre o branco e o negro.

 
As Portas da Cidade de Ponta Delgada são um dos marcos arquitectónicos da capital da magnífica Ilha de São Miguel, no deslumbrante Arquipélago dos Açores. 
Situadas hoje em dia bem no centro da cidade, em plena Praça de Gonçalo Velho Cabral, as Portas da Cidade foram edificadas em 1783 junto ao antigo cais a Leste da cidade, tendo sido transferidas para este local de prestígio em 1952, devido às obras da também muito importante e bela Avenida Infante D. Henrique.
Classificadas em 1953 como Imóvel de Interesse Público, caracterizam-se pelos seus três arcos de volta perfeita, ostentando no centro o brasão das armas reais e da cidade, e pelo seu pavimento tipicamente calcetado com as pedras basálticas da região em tons escuros e o elegante mármore claro trazido do continente. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-portas-da-cidade-18520

1 comentário:

PAULO OLIVEIRA disse...

Marta, a Ilha de São Miguel merece uma grande visita! Grande beleza natural