sábado, 16 de setembro de 2023

Aldeias com Igrejas Fortificadas da Transilvânia - Roménia

O que é que eu acabei de dizer sobre as igrejas na Roménia?? Há de tudo e são todas tão bonitas. Depois das igrejas de madeira de Maramures e das igrejas pintadas na Moldávia, agora tenho as igrejas fortificadas da Transilvânia.  Tal como as outras igrejas, estão também estão na lista do Património Mundial. 

As sete aldeias com igrejas fortificadas da Transilvânia têm a particularidade de estarem organizadas e como o próprio nome indica, à volta de igrejas fortificadas. Estão classificadas como Património Mundial da Humanidade desde 1993.
Estas aldeias surgiram no século XIII, quando os reis da Hungria instalaram colonos alemães na região. Obtiveram um estatuto específico entre as minorias da província e a sua civilização sobreviveu formando uma forte comunidade de agricultores, de artesãos e comerciantes. Estavam numa região constantemente ameaçada pelas invasões otomanas e tártaras e para se defenderam construiram fortificações. As cidades mais importantes fortificaram-se completamente, enquanto que as mais pequenas fortificaram-se à volta das suas igrejas. A estas igrejas acrescentaram torres defensivas e armazéns para guardar os seus bens no caso de serem cercados durante muito tempo.
 
 Foto: © M. Dragomir
 A aldeia de Biertan, mencionada pela primeira vez num documento oficial em 1283, abriga uma das maiores e mais impressionantes fortalezas medievais da Transilvânia.
Rodeada por ruas e vinhas pitorescas, a igreja fortificada do século XV em Biertan está empoleirada no alto de uma colina no meio da aldeia. Três camadas de paredes defensivas com 10 metros de altura, ligadas por torres e portões, cercam o complexo, tornando a igreja impossível conquistar na época medieval.
 Apresentando arquitectura gótico tardia com portas pesadas e paredes exteriores duplas, a igreja possui o maior altar de madeira de vários painéis da Transilvânia e uma notável porta de madeira que em tempos protegia os tesouros da sacristia.
Os visitantes também podem admirar as nove torres que cercam a igreja. Dentro dos terrenos da igreja existem vários outros edifícios interessantes, incluindo a "prisão matrimonial". Os casais que desejassem divorciar-se ficavam "presos" durante duas semanas, para que pudessem ter certeza de que desejavam terminar o seu casamento. Durante essas duas semanas tinham de partilhar uma cama de solteiro, um prato e uma colher. Se se resolvessem reconciliar podiam sair mais cedo. Durante os três séculos que os bispos residiram em Biertan, apenas um casal acabou por se divorciar.
 
© Photo Mioritics
Durante a 1ª fase da colonização alemã da Transilvânia no século XII, os Saxões construíram uma igreja românica que foi destruída durante a invasão Tártara em 1241-1242. Essa igreja foi substituída pela igreja actual. 
Apesar de pequena em tamanho, a actual igreja gótica impressiona pela grandeza das paredes feitas de pedras. Tal como a antiga igreja românica, tem apenas uma nave e um tecto plano. 
O mobiliário da igreja está decorada com motivos do folclore saxão.

Sem comentários: