quinta-feira, 18 de junho de 2009

Unescos da Roménia

Ontem recebi estes 2 bonitos postais da Roménia enviados pela Anca. Ela viu que ainda não tinha estes 2 locais unesco e ofereceu-se para mos enviar.
O 1º postal é do Mosteiro Humor, uma das 7 Igrejas da Moldávia (Moldávia aqui é uma região da Roménia e não o país), famosas pelos seus frescos. O postal 2º é das Aldeias com Igrejas Fortificadas na Transilvânia.

O Mosteiro Humor foi construído em 1530, fechado em 1786 e só voltou a ser aberto em 1990. O Humor foi dos primeiros a ser pintado com frescos e é o mais bem preservado. Alguns desses frescos incluem o Cerco de Constantinopla, o Último Julgamento e o Hino à Virgem.

As aldeias com igrejas fortificadas da Transilvânia têm a particularidade de estarem organizadas e como o próprio nome indica, à volta de igrejas fortificadas. Estão classificadas como Património Mundial da Humanidade desde 1993.
Estas aldeias surgiram no século XIII, quando os reis da Hungria instalaram colonos alemães na região. Obtiveram um estatuto específico entre as minorias da provincia e a sua civilização sobreviveu formando uma forte comunidade de agricultores, de artesãos e comerciantes. Estavam numa região constantemente ameaçada pelas invações otomanas e tártaras e para se defenderam construiram fortificações. As cidades mais importantes fortificaram-se completamente, enquanto que as mais pequenas fortificaram-se à volta das suas igrejas. A estas igrejas acrescentaram torres defensivas e armazéns para guardar os seus bens no caso de serem cercados durante muito tempo.

Sem comentários: