segunda-feira, 25 de setembro de 2023

PT-796799

Um oficial de Portugal!! Tal já não acontecia desde Maio do ano passado. 
Falta uma semana para ir de férias mas este postal veio lembrar as últimas férias, precisamente na ilha do Faial e quem mo enviou foi um postcrosser a quem na altura enviei uma mensagem a perguntar onde podia comprar postais na Horta. Coincidências.

A Ilha do Faial é a 4a maior Ilha do Arquipélago, com 21km comprimento e 14km de largura (173,42km2), o que corresponde a 7% do território Açoriano, e tem a 3a maior população, com aproximadamente 15.000 habitantes (censo 2011).
A Ilha é formada por uma linha montanhosa que a atravessa de leste a oeste, pontuada por inúmeros cumes vulcânicos, dos quais se destaca a Caldeira, uma cratera gigante com 2000m de diâmetro por 400 m de profundidade, resultado de intensas erupções que em muito contribuíram para a formação da ilha, tal como a vemos hoje.
 

PT-796799, enviado pelo Fernando.
No extremo oeste da ilha vemos o Vulcão dos Capelinhos, cuja erupção aconteceu em 1957-58, há pouco mais de 60 anos, e que marcou profundamente a ilha até aos dias de hoje.
As zonas altas da ilha são marcadas pelos montes e por extensas áreas de pasto e de floresta, que originam paisagens impactantes, com uma intensa paleta de verdes. A costa é caracterizada por uma grande variedade de formações, desde encostas dominadas por falésias a baías protegidas, piscinas naturais e diversas praias de areia negra.
A cidade da Horta, a única do Triângulo, é conhecida como a Cidade-Mar, marcada por seis séculos de história ligados à navegação, ao comércio internacional, às telecomunicações, à aviação e à baleação.
Desde o seu povoamento até hoje, a cidade da Horta tem sido um local de encontro e de convívio entre povos e culturas de diversos locais do mundo. A sua Marina é uma das mais movimentadas do mundo, acolhendo anualmente mais de 1200 embarcações que atravessam o Oceano Atlântico. Iniciada há séculos, a escala da Horta continua a ser hoje um ritual obrigatório para marinheiros do mundo inteiro. - in: https://www.discoverfaial.com

Sem comentários: