sábado, 16 de setembro de 2023

Igrejas de Madeira de Maramures - Roménia

A Roménia é um país tão bonito, com tantos locais e monumentos fantásticos mas recebo poucos postais de lá. Já não recebia nenhum desde 2018. Há poucos dias chegou finalmente um, o meu oficial 1900. O postal mostra 6 das 8 Igrejas de Madeira de Maramures, classificadas como Património Mundial em 1999. O outro já o tenho há alguns anos e é de uma das igrejas, Barsana, que faz parte de um mosteiro. 

Maramureș, no norte da Roménia, é talvez uma das regiões mais autênticas do país, repleta de um rico património histórico, especialmente no que diz respeito ao artesanato tradicional.
 

RO-208148, enviado pelo Calin.
A construção de igrejas de madeira começou no século XVI, quando as autoridades católicas austro-húngaras proibiram a construção de igrejas ortodoxas de pedra na área. Inicialmente, foram construídas mais de 300 igrejas de madeira na região, mas hoje restam apenas cerca de 100 de pé. A maioria delas são ortodoxas, mas também existem algumas igrejas greco-católicas, e variam muito em termos de estilo arquitetônico. 
As igrejas de madeira são estreitas mas altas, e as suas características que mais se destacam são as altas torres localizadas no extremo oeste do edifício, bem como o seu telhado maciço que faz com que todo o corpo principal pareça minúsculo.  
Das cerca de 100 igrejas de madeira, 8 delas foram incluídas na lista de Património Mundial da UNESCO: a igreja de madeira de Barsana, a igreja de Budesti Josani, a igreja de madeira de Desesti, a igreja de Ieud Hill, a igreja de madeira de Plopis, a igreja Poienile Izei, a igreja Rogoz e a igreja Surdesti.
 

Oficialmente conhecida como Igreja da Apresentação da Virgem no Templo, esta igreja de madeira foi construída em 1720 e recebeu o nome de Bârsana devido à localidade onde está localizada. 
A igreja apresenta alguns dos mais representativos murais barrocos interiores. As suas paredes retratam várias cenas do Apocalipse ou do Juízo Final. 
Mencionada pela primeira vez em documentos de 1326, a igreja de madeira é uma das igrejas de madeira mais altas da Roménia, com 57 metros de altura, e foi construída ao lado de outras igrejas por artesãos de Maramures. Apesar de ter sido construída em 1720, a igreja foi transferida para a vizinha Colina Jbar em 1806. Segundo a lenda, esta colina serviu de cemitério para as vítimas da peste, e os mortos foram enterrados às pressas, sem a devida cerimónia religiosa. Assim, para acalmar os ânimos, os moradores decidiram mudar a igreja para o cemitério.

Sem comentários: