sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Roterdão - Holanda

O mês passado a Leonie, a Heidi e Isa encontraram-se em Roterdão. Foi uma oportunidade para se voltarem a encontrar, passear, comer e assinar alguns postais. 
    
De todas as cidades da Holanda, Roterdão é talvez a que tem um horizonte mais moderno. Quase não existem dois edifícios iguais, mas nem sempre foi assim. Esta mudança de aparência deve-se à Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi bombardeada pelos alemães. Em vez de reconstruir a cidade tal como era antes, decidiu-se construir uma cidade totalmente nova e moderna – algo que Roterdão tem assumido com grande entusiasmo, especialmente no que diz respeito à sua arquitectura.
 

Na lista dos edifícios mais modernos, estão estes três:
O Beurs-World Trade Center é um importante centro de negócios no centro de Roterdão, com aproximadamente 200 escritórios. O edifício tem 93 metros de altura. A construção começou em 1984. A torre elíptica verde, projetada pelo arquiteto Rob van Erk, foi concluída em 1987;
- O Euromast é a torre de observação mais alta da Holanda e uma parte essencial do horizonte de Roterdão. Do alto dos seus quase 185 metros de altura, têm-se uma vista panorâmica da cidade de Roterdão, inclusive do porto.  
A torre, projetada pelo arquiteto de Roterdão, HA Maaskant, foi construída em 1960 e tinha na época 100 metros de altura. Em 1970 a torre foi ampliada com o acréscimo de uma estrutura oca em seu topo;
- Millennium Tower é um arranha-céu de 35 andares, projetado por WZMH Architects e AGS Architecten. Foi concluído em 2000. A torre foi construída em Weena, em frente à Estação Central. É de utilização mista, os primeiros 15 pisos pertencem ao Rotterdam Marriott Hotel, incluindo 2 restaurantes, e os outros pisos são utilizado como escritórios. 

Sem comentários: