terça-feira, 29 de novembro de 2022

Vindobona - Áustria

Eu bem queria ter chegado aos 1000 locais UNESCO este ano mas não me parece que os quatro que faltam cheguem nas próximas semanas. O Óscar deixou-me um bocadinho mais perto com este postal do único local que me faltava da Áustria, Fronteiras do Império Romano - Limes do Danúbio. 

Este fragmento faz parte de uma placa de bronze na qual foi escrita a lei municipal do campo legionário romano de Vindobona, que prova que a lei municipal mais antiga de Viena data, provavelmente, da época romana e, portanto, é cerca de 1.000 anos mais antiga que a "lei municipal mais antiga" anterior, que data da Idade Média. O fragmento de Viena foi encontrado em 1913 durante escavações no primeiro distrito no endereço "Am Hof 4", perto da parede sul, dento do antigo acampamento legionário de Vindobona.
 

Foto: Birgit und Peter Kainz
Tal como muitas outras cidades da Europa Continental, Viena data da época romana antiga. No século I d, C., os romanos instalaram um acampamento militar, chamado Vindobona, que fazia parte do grande número de instalações semelhantes ao longo da fronteira do Limes. O acampamento estava situado no que hoje é o centro da cidade. O percurso do muro reflete-se, até hoje, numa série de ruas muito marcantes no centro da cidade. O final dos séculos IV e V começou a ver o declínio dramático não apenas do Império Romano em geral, mas também de Vindobona em particular.

Sem comentários: