sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Saint- Emilion - França

O mês passado durante a viagem a França, fui também a Sain-Emilion, a apenas 40 km's de Bordéus. Saint-Emilion é um dos locais que descobri graças aos postais e quando me apercebi que ficava tão perto de Bordéus, tive de a colocar no meu itinerário. Uma vila medieval, classificada como Património Mundial e torres para subir, claro que tinha de lá ir. 

Uma encantadora vila medieval localizada no coração dos famosos vinhedos de Bordéus, Saint-Emilion é única devido à importância das suas propriedades vinícolas, à qualidade dos seus vinhos e à majestade da sua arquitectura e monumentos.
 

Esta vila medieval excepcional abre as suas portas durante todo o ano a aventureiros, amantes do vinho ou simplesmente curiosos. Uma cidade mergulhada na história empoleirada num promontório rochoso, Saint-Emilion e as suas vinhas extraem a sua originalidade do calcário que moldou a sua identidade. Diz a lenda que, em meados do século VIII, um monge bretão, natural de Vannes e chamado Emilion, procurou refúgio num retiro chamado Ascumbas (antigo nome da cidade de Saint-Emilion).
Do século IX ao XIX, os homens tiveram a vontade de extrair a pedra para construir o conjunto arquitectónico da cidade. Isto é evidenciado pela presença de 200 km de galerias subterrâneas que forneceram o calcário necessário para a construção de vários edifícios na região, particularmente em Bordéus. O calcário é omnipresente e proporciona um solo excepcional para as vinhas de Saint-Emilion.
Uma obra harmoniosa da Natureza e do Homem, as paisagens de Saint-Emilion são testemunhos únicos da História. Em 1999, e pela primeira vez no mundo, uma paisagem vitivinícola foi impelida para o estatuto de Património Mundial pela UNESCO, que considera Saint-Emilion como "um exemplo notável de uma paisagem vitivinícola histórica que sobreviveu intacta" e que continua hoje a sua actividade. - in:
https://www.bordeus-turismo.pt
 
Porte Cadène, é uma porta com um arco gótico, na pitoresca Rue Cadène, uma das ruas que levam à Place de l'Eglise Monolithe. Foi construído muito depois das muralhas e está localizado dentro da vila fortificada.  
Do lado esquerdo da porta encontra-se a única casa em enxaimel da vila e tem uma fachada datada do início do século XVI. 

Sem comentários: