sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Obras de Le Corbusier na França

Quartiers Modernes Frugès e a Capela de Notre-Dame du Haut são dois dos 17 projectos do arquiteto Le Corbusier, classificados como Património Mundial em 2016. 

Ville de Pessac - Direction de la Communication 
Quartiers Modernes Frugès, uma urbanização localizada em Pessac, continha cerca de 70 habitações, construídas como habitação experimental para trabalhadores.
Le Corbusier levou em consideração os factores sociais e económicos e estava determinado a construir uma urbanização com estruturas cubistas homogéneas e de baixo custo.
O projecto iniciou-se em 1920 com 10 casas construídas em Lege, perto de Pessac, para o pai de Henry Fruges. Após esta fase inicial, o projecto foi alargado a 200 casas. Apenas um quarto desse número foi construído em 1926.
O layout consiste num terraço de cerca de 8 casas de três andares com jardins no telhado. Atrás deles está um terraço de casas ligadas entre si com um arco de concreto que oferece um jardim protegido. 
 
DE-12144224, enviado pelo Michael.
Na cidade de Ronchamp, a sudeste de Paris, situa-se uma das obras mais significativas da carreira de Le Corbusier, a Capela Notre-Dame du Haut (Nossa Senhora das Alturas). Construída em 1955, esta capela foi o primeiro projeto de um edifício religioso deste arquiteto.
O sítio de Ronchamp era há muito tempo um lugar de peregrinação que estava profundamente enraizado na tradição católica, porém, a sua igreja foi destruída durante bombardeamento alemão, no outono de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.  Em 1950, Le Corbusier foi contratado para projetar uma igreja que substituísse a igreja destruída durante a Guerra.
A arquitetura fina e curvilínea da capela é surpreendente pelo que se via de Le Corbusier, um arquiteto racionalista que acreditava apenas no ângulo reto. A capela é repleta de contradições arquitetónicas, ao mesmo tempo quadrada e redonda, alongada e contida, baixa e alta.
Por esta contradição à arquitetura de linhas retas de Corbusier e ao fato de este ser ateu, a capela de Ronchamp foi uma das obras que causaram mais polémica e dificuldade de assimilação pela crítica, tanto por parte dos arquitetos, quanto pelo público

Sem comentários: