domingo, 27 de novembro de 2022

DE-12377737 & DE-12377797

Continuo com postais oficiais da Alemanha mas com vistas e estados diferentes. Agora vamos até à Baviera e até ao norte do país.

Foto: mein-tegernsee.de
DE-12377737, enviado pelo Norbert.
Os postais podem servir para aprender sobre muitos locais e tradições. Este aqui deu-me a conhecer uma tradição que desconhecia e que também é celebrada em Portugal. Em Portugal chama-se Festa do Mastro e celebra-se, por exemplo em Fonte Arcada, Penafiel; Guimarães e Sines, acontecendo em diferentes datas. Já na Alemanha e outros países, acontece a 1 de Maio ou na noite anterior e chama-se Mastro de Maio.
Na Alemanha, esta tradição remonta ao século XVI e é particularmente popular no sul do país. "Maibaum" um mastro, é um poste de madeira feito de um tronco de árvore (pinheiro ou bétula), adornado com fitas coloridas, flores, figuras esculpidas e várias outras decorações, dependendo dos costumes regionais. A árvore escolhida deve ser aparada, alisada e pintada antes de ser cerimoniosamente erguida um local de destaque, geralmente uma das praças da cidade ou aldeia Na Baviera, os mastros geralmente são listrados de branco e azul, simbolizando a bandeira do estado. 
Para içar o mastro, os homens usam apenas a força dos seus braços e a ajuda de cordas e postes de madeira para suporte. Por razões de segurança e outras, nas cidades maiores são usados tratores e guindastes, mas os puristas consideram isso batota.

DE-12377797, enviado pela Alexandra.
Föhr é uma das ilhas da Frísia do Norte, na costa alemã do Mar do Norte. Faz parte do distrito de Nordfriesland, no estado federal de Schleswig-Holstein. Föhr é a segunda maior ilha do Mar do Norte da Alemanha e um destino popular para turistas.

Sem comentários: