sábado, 4 de abril de 2020

PT RR - Grupo 148 * Surpresa de Março

Para um  postcrosser, o verdadeiro isolamento social é passar dias sem receber e enviar postais. Devido às restrições nos serviços de correios de vários países, nos últimos dias não recebi nem enviei qualquer postal... o que isso me custa. Estes dois devem ter sido dos últimos que recebi. 
Chegaram os dois no mesmo dias e gostei imenso de ambos. Obrigada ao Tiago e à Mafalda. 

© Edição Vistal * Foto: Wildman - fotolia.com - Design: G. A. Wittich
Este ano as férias, sejam elas quando forem, vão ser passadas em Portugal. Será a minha pequena contribuição para ajudar a economia nacional. Pensando em possíveis destinos, o Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina podem ser uma boa opção, esta é aliás, a única zona do país que não conheço. 
Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio. A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região. A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas. Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos. - in: https://cm-aljezur.pt

Por causa do vírus a Mafalda desistiu da viagem à Geórgia e foi até Espanha. Ainda ela não se tinha apercebido de como estava a situação por lá. Regressou a um local que ela conhece bem e felizmente não trouxe más recordações. 
A Colegiata de Santa María la Mayor é um templo religioso localizado na cidade de Toro, na província de Zamora.
A inspiração para a construção desta igreja foi a Catedral de Zamora, que por sua vez foi inspirada na Catedral de Salamanca. Começou a ser construída no século XII, sendo uma das construções mais características do românico na sua fase de transição. Esta colegiata faz parte do conjunto conhecido como "as cúpulas do Douro". - in: wikipédia

Sem comentários: