terça-feira, 14 de abril de 2020

Catedral de Stº Estevão - Áustria

A Catedral de Santo Estêvão é uma das mais antigas catedrais góticas na Europa e uma das mais importantes catedrais góticas do mundo. Situa-se na Stephansplatz, no centro da cidade de Viena, por onde eu andei em 2017. 

smile GmbH, Wien
A versão mais antiga da Catedral de Santo Estêvão era românica e remonta ao século XIII, mas dela não restam mais do que o Pórtico dos Gigantes e as Torres dos Pagãos. A vasta maioria dos seus elementos, entre eles a nave, a capela-mor e as capelas laterais, surgiram apenas durante a reconstrução gótica dos séculos XIV e XV e há até alguns, como a Sacristia Inferior, tão recentes como o período barroco.

No ano de 1945, em plena guerra, a catedral vienense sofreu um bombardeamento do qual foi muito difícil recuperar. Grande parte do monumento ficou destruída, incluindo o seu telhado de 250 mil ladrilhos, que, felizmente, foi restaurado com sucesso nos anos seguintes.

AT-483832, enviado pelo Friedrich.
Existem variadíssimas atracções na Catedral de Santo Estevão. Para os aficionados por história, o mais interessante será, sem dúvida, observar a cripta que, debaixo do altar-mor, guarda os restos mortais de alguns dos mais importantes Habsburgos. Mas, para quem prefere desfrutar de umas vistas panorâmicas sobre a cidade de Viena, o melhor será dirigir-se ao Pavilhão Sexton e subir a uma plataforma localizada na Steffl, a conhecida agulha gótica de 137 metros. - in: http://www.postaisdeviagem.com/2014/11/catedral-de-santo-estevao-stephansdom.html

Sem comentários: