domingo, 29 de março de 2020

Grutas de Škocjan - Eslovénia

Embora seja um país pequeno, a Eslovénia tem muito para oferecer. Na lista de locais a visitar, podem incluir-se algumas grutas e as Škocjan, não são umas grutas quaisquer. Este sistema de grutas é um dos maiores cânions subterrâneos conhecidos no mundo; é um exemplo de beleza natural com grande valor estético; devido a condições microclimáticas específicas, desenvolveu-se um ecossistema especial; a área tem grande significado cultural e histórico, pois é habitada desde os tempos pré-históricos.

Devido ao seu significado excepcional, as Grutas de Škocjan foram incluídas na lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO em 1986.
  Os círculos científicos internacionais reconheceram a importância das grutas como um dos tesouros naturais do planeta Terra.
Classificadas entre as grutas mais importantes do mundo, as cavernas de Škocjan representam os fenómenos subterrâneos mais significativos tanto da região de Karst como na Eslovénia.
Aquela é a ponte Cerkvenik's, na gruta Šumeča e está erguida a 60 metros da água.

Este sistema excepcional de grutas de calcário compreende dolinas em colapso, cerca de 6 km de passagens subterrâneas com uma profundidade total de mais de 200 m, muitas quedas de água e uma das maiores câmaras subterrâneas conhecidas. O local, localizado na região de Kras (literalmente significa cársico), é um dos mais famosos do mundo para o estudo de fenómenos cársticos.

Sem comentários: