terça-feira, 14 de abril de 2020

Český Krumlov - Rep. Checa

Český Krumlov, uma pequena cidade na região da Boémia do Sul, é um local de visita obrigatória na Rep. Checa. Com pouco mais de 15 mil habitantes, esta pequena cidade a três de horas de Praga parece saída de um conto de fadas. O cenário parece ter saído de um conto mas é real e combina na perfeição um castelo, ruas estreitas, edifícios lindíssimos e um rio.

Foto: Jirí Suttner
A cidade está classificada como Património Mundial da Humanidade desde 1992. 
Situada às margens do rio Vltava, Český Krumlov foi construída ao redor de um castelo do século XIII com elementos góticos, renascentistas e barrocos. Ela é um exemplo excepcional de uma pequena cidade medieval europeia cujo património arquitectónico permaneceu intacto graças a sua evolução pacífica por mais de 5 séculos.

O castelo, o segundo maior da República Checa, é um dos mais importantes da região central da Europa. Foi fundado no século XIII, mas muito ampliado e reformado ao longo dos séculos XIV a XIX, tendo em vista que mudou de donos muitas vezes.
A visita à área externa e aos jardins do castelo é gratuita. Dá para ter uma noção do tamanho e imponência da propriedade. Também é de livre acesso ao público, logo na entrada, o fosso onde vivem os três ursos de estimação do castelo (domesticados). Algo pelo qual vale a pena pagar é a subida à Torre, de onde se têm algumas das melhores vistas da cidade.

Sem comentários: