domingo, 5 de abril de 2020

Museu Norueguês dos Trabalhadores Industriais

A última vez que a Noruega adicionou um novo lugar na lista do Património Mundial da UNESCO, foi em 2015. O Complexo Industrial de Rjukan-Notodden situa-se no condado de Telemark e dele fazem parte centrais hidroeléctricas, sistemas de transporte, incluindo ferrovias, linhas de transmissão e fábricas, além de acomodações dos trabalhadores e instituições sociais nas cidades de Notodden e Rjukan. O mês passado a Doris visitou a central de Vermork em Rjukan, que é actualmente o Museu Norueguês dos Trabalhadores Industriais.

A Cascata de Rjukan lançou as bases para a central de Vemork, que no final da sua construção em 1911, se tornou a maior do género no mundo. A Usina de Vemork agora abriga o Museu Norueguês dos Trabalhadores Industriais e o Centro do Património Mundial. 
No museu os visitantes podem aprender sobre a aventura industrial que começou no início de 1900 e sobre os dramáticos eventos que ocorreram em Rjukan durante a Segunda Guerra Mundial.

Photo: I. Karvand / NIA
Durante a Segunda Guerra Mundial, Vemork, eera um dos poucos lugares na Europa que produziu água pesada, um ingrediente importante nas primeiras bombas nucleares. A instalação foi sabotada pelos combatentes da resistência noruegueses, o que impediu a Alemanha de desenvolver a bomba atómica. Essa operação fez de Vemork o centro de uma das missões de sabotagem mais importantes e ousadas durante a guerra.

Sem comentários: