quarta-feira, 10 de abril de 2019

Levada das 25 Fontes - Madeira

Há 2 semanas estava na Madeira e se pudesse voltava já amanhã. Foi a minha 2ª visita à ilha e certamente que não foi a última. A minha 1ª visita tinha sido em 2010 e desde então fiquei com vontade de voltar para fazer uma levada. Para quem nunca ouviu falar, as levadas são pequenos canais de irrigação criados a partir doo século XV e tinham como objectivo levar e distribuir a água das zonas mais chuvosas do lado norte da para o lado sul. As águas das chuvas ou das fontes naturais eram então “levadas” às diversas plantações e aos poços espalhados pela ilha, daí o nome “levadas”. Actualmente as levadas, para além da água, levam também muitos turistas à ilha.
Existem mais de 200 levadas e eu, desde o início, decidi fazer a Levada das 25 Fontes. Acabei por fazer esta e a do Risco, cujos trilhos se iniciam na estrada regional (E.R.110). Na verdade não foi possível concluir a Levada das 25 Fontes devido à chuva intensa.... não chegámos à lagoa das 25 Fontes. Ainda assim, apesar da muita chuva, foi uma bela experiência e um dia eu volto para ver as 25 fontes. 
Com esta caminhada visitei mais um local UNESCO português, a Floresta Laurissilva. 

Dima * Fotografia: Ángel Hernández
A Levada das 25 Fontes é uma das mais famosas de toda a Ilha da Madeira. A origem do nome deve-se ao facto de 25 nascentes poderem ser contadas no local. 
 O trilho de cerca de 11 quilómetros, dura 3 horas, onde vai revelando paisagens onde encontrará uma imensa variedade de espécies de flora e fauna madeirenses.
A levada das 25 Fontes, também conhecida como a levada nova do Rabaçal, começou a ser construída em 1835. Apenas em 1855 é que as águas correram pela primeira vez, passando de norte a sul, que também permitiram auxiliar no trabalho agrícola no concelho da Calheta.
Numa altitude mais baixa onde se localizam as levadas das 25 fontes e do Risco, aprecie a composição vegetal da floresta Laurissilva, classificada como Património Mundial Natural da UNESCO, desde Dezembro de 1999. - in: https://4men.pt/bem-estar/trilho-da-levada-das-25-fontes-leva-magnifica-lagoa/

1 comentário:

O último fecha a porta disse...

tbm fiz as duas em simultâneo pois depois de estar lá faz-se as duas. adorei. muito bonito.
valem ambas a pena!
https://oultimofechaaporta.blogs.sapo.pt/levada-das-25-fontes-e-levada-do-risco-258040