quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SK-21635

Se tivesse de escolher os meus postais oficiais preferidos de 2012, este seria certamente um deles. Num só postal estão várias coisas que eu gosto, um castelo, uma igreja, uma bonita paisagem e claro, aquele símbolo da Unesco que identifica o local, Spišská Kapitula, como fazendo parte da lista do Património Mundial da Humanidade.

Foto: Alexander Jirousek
SK-21635, enviado pela Natasa.
Spišská Kapitula é uma vila eclesiástica excepcionalmente bem preservada com vista para o castelo Spiš. A cidade consiste na Catedral de S. Martinho, um antigo mosteiro, um seminário e uma única rua com cerca de 30 casas, tudo construções medievais e cercadas por uma muralha construída entre 1662-1665.  
A catedral foi construída entre 1245 e 1273 em estilo Românico. É um dos maiores e mais interessantes monumentos Românicos da Eslováquia. No seu interior encontram-se vários altares medievais e lá repousam muitos dos senhores do castelo.  
O castelo Spiš é um dos maiores na Europa Central. Foi construído no século XII. Pertenceu a várias famílias e actualmente pertence ao estado.
Encontra-se parcialmente em ruínas desde 1780, quando foi incendiado. Na parte reconstruída no século XX encontra-se um museu.

Sem comentários: