quinta-feira, 11 de abril de 2019

Castelo Spiš - Eslováquia

Outra cidade medieval a acrescentar num roteiro pela Eslováquia é Spišská Kapitula, uma vila eclesiástica excepcionalmente bem preservada com vista para o castelo Spiš. A cidade consiste na Catedral de S. Martinho, um antigo mosteiro, um seminário e uma única rua com cerca de 30 casas, tudo construções medievais e cercadas por uma muralha construída entre 1662-1665.  
A catedral foi construída entre 1245 e 1273 em estilo Românico. É um dos maiores e mais interessantes monumentos Românicos da Eslováquia. No seu interior encontram-se vários altares medievais e lá repousam muitos dos senhores do castelo.  

Foto: Alexander Jirousek
SK-21635, enviado pela Natasa.
Classificado como Monumento Cultural Nacional, o Castelo de Spiš, com uma área de mais de quatro hectares, e parcialmente em ruínas, é um dos maiores complexos de castelos da Europa Central.
A construção do castelo medieval remonta ao início do século XII.
Na segunda metade do século XV a reconstrução do castelo coube ao novo proprietário Štefan Zápoľský, cuja intenção era transformá-lo numa residência aristocrática imponente. O seu filho Ján, mais tarde o rei da Hungria nasceu no castelo.

Em 1780 o castelo foi destruído pelo fogo e gradualmente caiu em ruínas. A decadência total do castelo só foi impedida através da intervenção de conservacionistas que em 1970 se dedicaram à difícil tarefa de preservar as paredes e os palácios ameaçados pela instabilidade de sua base rochosa.
Actualmente existe na parte reconstruída do castelo um museu documentando a sua história, juntamente com armas medievais e jurisdição feudal.

Sem comentários: